De onde vem o termo Condicionamento?

No vocabulário técnico, há muito tempo a palavra condicionamento foi introduzida. Mas o que significa condicionamento?

Esta é uma palavra que deriva do termo em inglês air conditioning, que indica o conjunto de tratamento aos quais se submete o ar para conseguir dele as condições determinadas de temperatura, umidade, pureza composição, movimento, dentre outros. Estes processos são necessários para produzir os efeitos desejados nas pessoas ou nos materiais que, num ambiente fechado, são circundados pelo ar condicionado.

No que diz respeito a sua aplicação, uma unidade de condicionamento de ar pode ser classificada em aplicação civil ou aplicação industrial.

As primeiras unidades de condicionamento de ar foram aplicadas em teatros, cinemas, hospitais, hotéis, escritórios, casas, viaturas ferroviárias, navios e aviões. Nestas ocasiões, têm por objetivo manter nos locais freqüentados pelas pessoas condições de temperatura, umidade e pureza do ar higienicamente mais adequadas ao organismo humano dos que iriam se estabelecer naturalmente.

Em seguida unidades foram aplicadas para obter artificialmente determinadas condições ambientais que tornam possível, ou mais perfeita, a elaboração de produtos cujas características e qualidades são influenciadas pela temperatura e pela umidade do ar ambiente, de forma que, independentemente das variações do clima externos, o processo de elaboração possa desenvolver-se regularmente para o ano todo.

Entre para postar comentários

Mais nesta categoria:

Mantenedores

Topo