A Importância do Frio na conservação dos alimentos

 Em 1890, tivemos um inverno bastante suave, em consequência disto no verão seguinte houve uma falta de gelo proveniente do inverno (trazido naturalmente por geleiras), este gelo abastecia na época alguns previlegiados que podiam por algum tempo manter frescos seus alimentos de consumo.

Com a escassez do gelo nesta época criou-se a procura do Frio. desta forma começamos a enchergar um nascimento do mercado do frio ou a industrialização para este fim.

 

Somente em 1913, tivemos algo mais concreto com a aparição dos primeiros refrigeradores manuais e em 1918 os elétricos. A partir de 1926 tivemos a concepção do compressor hermético. A grande preocupação desta época e ainda atual na nossa seria diminuir as funções vitais das bactérias responsáveis pelas alterações dos alimentos.

O processo de refrigeração é bastante antigo: conta a história que os chineses foram os primeiros a utilizar gelo para resfriar bebidas e que os egípcios colocavam jarros cheios de água fora de suas casas durante à noite, para que o vento seco do deserto a resfriasse pela evaporação da umidade.

Dizem que os livros de culinárias dos antigos romanos tinham referencia no emprego da neve em alguns de seus pratos com o propósito de conserva-los.

Em 1863 foi descoberto o microscópio e com ele os cientistas encontraram a bactéria, nesta época descobriram que quando se reduzia a temperatura dos alimentos a decomposição das bactérias eram retiradas.

Em 1834 foi criado o refrigerador de compressão que funciona pôr meio de liquido volátil este aparelho ate utiliza todas características até hoje utilizadas em refrigeração, em 1860 a primeira maquina de éter, em 1860 um aparelho de refrigeração a ar, em 1900 com a chegada da eletricidade e o desenvolvimento da refrigeração tornou-se finalmente uma realidade, finalmente em 1926 (General Elétrica) foi inventada a primeira máquina de refrigeração doméstica, o interessante é que em 02 anos foram vendidos somente 200 exemplares e se compararmos nesta mesma época foi criada a Ford e no mesmo período vendidos 2 milhões de veículos, fica claro que o automóvel seria um consumo de massa.

Entre para postar comentários

Mantenedores

Topo