Mantenedores

Com variação de velocidade, Chiller economiza até 40% de energia

 

Com a adoção dos compressores VZH da Danfoss, todos os motores do Chiller Friotec TF-400 AR contam com variação de velocidade


Com adoção dos compressores VZH da Danfoss, todos os motores do chiller contam com variação de velocidade, proporcionando economia de energia de até 40% 
Divulgação 

O uso racional de energia e o emprego de novas tecnologias de comunicação são temas constantemente discutidos para reduzir o consumo de energia. Especialista em equipamentos de refrigeração industrial e hospitalar, o Grupo Friotec assumiu o desafio de projetar um equipamento robusto, com a mais alta eficiência energética, seguindo rigorosamente o padrão de fabricação da empresa e que possuísse as melhores e mais novas tecnologias de refrigeração e de controle aplicadas a chiller.

Para esse projeto, o Grupo Friotec escolheu a Danfoss. “A Danfoss é um grande parceiro comercial do Grupo Friotec. Além de ser uma das mais conceituadas fabricantes de componentes de refrigeração do mercado, certamente seria a única empresa que poderia nos proporcionar todos os recursos necessários para o bom desempenho do equipamento projetado, a fim de atingirmos as expectativas e as exigências dos clientes”, comenta Alexandre Cohen, gerente comercial do Grupo Friotec.

A empresa projetou o Chiller Friotec TF-400 AR, equipamento de resfriamento de água que pode ser aplicado em diversos segmentos, tais como indústrias de transformação de plástico, de alimentos e bebidas em processos cervejeiros e de fabricação de alimentos, metal mecânica na indústria naval, com corte e tratamento de superfície, clínicas de diagnóstico por imagem em ressonâncias magnéticas e climatização, químicas em biorreatores e outros processos, farmacêuticas entre outros.

Para o novo chiller, a Danfoss forneceu compressores scroll com velocidade variável VZH-170, conversores de frequência CDS303, resistência de cárter e sensor de nível do óleo dos compressores, separador de óleo, válvulas de expansão eletrônica ETS com controladores EKC, transdutor de pressão AKS-12 e trocadores de calor micro canal, além de componentes de refrigeração e proteção para facilitar a manutenção do equipamento, como filtros secadores, válvulas de bloqueio GBC e válvulas de serviço tipo esfera GBC, explica Leandro Silva, engenheiro de vendas da Danfoss.

Com a adoção dos compressores VZH, todos os motores do chiller contam com variação de velocidade (bomba d’água, ventiladores e compressores), proporcionando economia de energia de até 40%. Este chiller será utilizado na aplicação em Tandem (compressores em paralelo). “Temos três circuitos no total, em que cada circuito é composto por um compressor variável VZH-170 e um compressor fixo SH-240”, acrescenta Silva.

“Primeiramente é ligado o compressor variável (VZH), que chega até a velocidade máxima de 6000RPM. Se ainda o sistema necessitar de mais carga térmica, o VZH irá diminuir a velocidade, chegando em torno de 4200RPM. Então entra em ação o compressor fixo (SH) com sua capacidade máxima. Assim, os dois compressores trabalham juntos até alcançar o set point programado no sistema e, quando a carga térmica estiver próximo deste setpoint programado, o compressor fixo se desliga e somente o compressor variável fica ligado fazendo toda a modulação no sistema e mantendo sempre a carga térmica”, explica Marcelo Nicolau, especialista em aplicação de velocidade variável da Danfoss.

 


Chiller Friotec TF-400 AR é um equipamento de resfriamento de água que pode ser aplicado em diversos segmentos 
Divulgação 

 

O Chiller TF-400 AR foi fabricado com tratamento especial para garantir a resistência à corrosão nos condensadores e no gabinete com revestimento à base de zinco. Os compressores contam com enclausuramento acústico e os trocadores de calor a placas são do tipo brasado.  O equipamento do Grupo Friotec também tem bombas d’água operacional e reserva, proteções extras nos principais componentes, módulo de comunicação remota e rodízios especiais para máquinas pesadas, bem como controle de condensação feito por meio de inversores de frequência nos motores dos ventiladores.

Sobre a Danfoss

A Danfoss desenvolve tecnologias avançadas que nos permitem construir um amanhã melhor, mais inteligente e mais eficiente. Nas cidades em crescimento,  asseguramos o fornecimento de alimentos frescos e o melhor conforto em nossas casas e escritórios, atendendo à necessidade de infraestrutura eficiente em energia, sistemas conectados e energia renovável integrada. Nossas soluções são usadas em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e máquinas móbeis. Nossa engenharia inovadora remonta a 1933 e hoje a Danfoss ocupa posições líderes no mercado, empregando mais de 27 mil e atendendo clientes em mais de 100 países. Somos uma empresa privada controlada pela família fundadora. Leia mais sobre nós em www.danfoss.com.br.

 
Entre para postar comentários
Topo