SENAI da Bahia é a primeira escola do Brasil a realizar retrofit com HFO

Alunos do SENAI fizeram retrofit de fluido refrigerante de baixo impacto ambiental, substituindo produtos da linha HFC por Opteon™, da Chemours

São Paulo, 02 de agosto de 2018 – O SENAI CIMATEC, instituto de pesquisa científica e educação de Salvador (BA), inovou em seu curso técnico de Refrigeração ao promover um procedimento de retrofit ao vivo com Opteon™ XP40 em um equipamento que funcionava com o fluido refrigerante R-404A.  Com supervisão do professor Uanderson de Oliveira Aguiar e acompanhada pelo técnico Amaral Gurgel, da Chemours, a turma de alunos fez o processo de retrofit pela primeira vez em uma câmara de congelados de baixa capacidade utilizada durante as aulas.

Os fluidos refrigerantes são utilizados para realizar a troca térmica em sistemas de refrigeração e ar condicionado. O R-404A, utilizado pelo SENAI antes do retrofit, é um hidrofluorcarbono (HFC) e apresenta alto potencial de aquecimento global. Diversas regulamentações já vigentes visam a redução do impacto da ação humana nas mudanças climáticas, o que em alguns países já inclui ações para redução das emissões de gases de efeito estufa, dentre eles o R-404A. Neste cenário, a linha Opteon™, com tecnologia baseada em hidrofluorolefina (HFO), é uma solução de menor impacto ambiental quando comparada aos HCFCs e HFCs. Esta nova geração de fluidos refrigerantes não possui potencial de degradação da camada de ozônio e apresenta baixo potencial de aquecimento global (GWP). Este índice de Opteon™ XP40 (R-449A) é 67% menor do que o do R-404A.

“O fato de Opteon™ XP40 não ser inflamável e se comportar de maneira bastante semelhante aos HFCs, deixou os alunos muito seguros em relação ao manuseio do produto e tornou simples a operação de substituição do fluido, além de, por essa similaridade de manuseio dos produtos,  ter facilitado o ensino de como manipular Opteon™ XP40”, explicou Amaral.

 

O processo de retrofit teve duração de duas horas e meia. Além da substituição do fluido, o equipamento, com capacidade de 2500 W e evaporação a -30ºC, sofreu adequação das pressões de operação para manter as mesmas temperaturas de evaporação e condensação. Ajustes mínimos foram feitos na válvula de expansão utilizada anteriormente a fim de equilibrar o fluxo mássico do novo fluido, entretanto não houve a necessidade de trocar qualquer outro componente do sistema nem o óleo lubrificante. De acordo com Amaral, demonstrar o procedimento de retrofit aos estudantes é importante para atualizá-los sobre as práticas que já estão em curso no mercado. “Pensando no ensino aos alunos, é necessário trazer o que já é realidade não só no Brasil, mas em outros países, para a sala de aula. Com os HFOs temos a possibilidade de ensinar como tornar as operações mais sustentáveis e econômicas, sem abrir mão dos equipamentos e infraestrutura existentes. Tudo isso com ganhos em consumo de energia elétrica para as empresas”, comentou.

 

Sobre a Chemours

A Chemours (NYSE: CC) ajuda a criar um mundo mais colorido, capaz e limpo por meio do poder da química. A Chemours é líder global em Tecnologias de Titânio, Produtos Fluorados e Soluções Químicas, oferecendo soluções aos seus clientes em uma ampla variedade de indústrias com produtos, aplicações e inovações baseadas na química. Os ingredientes da Chemours são encontrados em plásticos e revestimentos, refrigeração e ar-condicionado, mineração e na produção industrial em geral. Nossos principais produtos incluem marcas de renome como Teflon™, Ti-Pure™, Krytox™, Viton™, Opteon™, Freon™ e Nafion™. A Chemours tem cerca de 7.000 funcionários em 70 unidades produtivas que atendem a mais de 5.000 clientes na América do Norte, na América Latina, na região da Ásia-Pacífico e na Europa. A Chemours tem sede em Wilmington, Delaware, e está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) sob o símbolo CC. Para mais informações, acesse chemours.com ou siga a Chemours no Twitter em @chemours.

 

Chemours™, Freon™, Opteon™, Teflon™, Ti-Pure™, Krytox™, Viton™ e Nafion™ são marcas comerciais ou marcas registradas da The Chemours Company ou suas filiais.

Entre para postar comentários

Mantenedores

Topo