A importância do monitoramento de rede

Tecnologia auxilia empresas a evitarem prejuízos causados por problemas na rede elétrica

Verificar a qualidade da energia elétrica que chega até seu estabelecimento comercial é algo de extrema importância. Independente do segmento, alterações no fornecimento podem significar desde danos para os equipamentos (que muitas vezes possuem alto custo de manutenção e reposição) até a perda dos mais diversos tipos de matéria-prima. Por isso, a Plotter-Racks, empresa com sede em Curitiba, no Paraná, que desenvolve soluções para sistemas de refrigeração comercial, utiliza em todos seus produtos o PhaseLog E plus. O dispositivo, fabricado pela Full Gauge Controls - fabricante brasileira de soluções para os setores de aquecimento, climatização e refrigeração - é específico para o monitoramento da qualidade da energia e proteção dos equipamentos e, quando conectado ao Sitrad, software de gerenciamento remoto da marca, oferece uma solução completa para os clientes.

A Plotter-Racks possui mais de duas décadas de experiência no mercado brasileiro, e há cerca de seis anos tudo que deixa seu parque fabril conta com um PhaseLog E plus já instalado. Contar com este dispositivo instalado significa proteger equipamentos elétricos e cargas monofásicas, bifásicas e trifásicas contra variações de tensão, assimetria angular e modular, falta de fase e inversão na sequência de fases. “O produto é muito bom, por isso, utilizamos em tudo: desde racks de refrigeração, até nos quadros de equipamentos, para proteger cargas trifásicas, como ventiladores, bombas, compressores, entre outros”, destaca o Gerente de Engenharia de Produtos Eletrônicos da empresa, Northon Paulo Leal.

Além de fabricar e instalar, a Plotter-Racks também oferece o serviço de assistência técnica. Com isso, é comum a equipe receber questionamentos quando uma carga desarma ou ocorre a queima de algum item nas máquinas, por exemplo. “Nossos clientes gostam muito do PhaseLog porque além de proteger o equipamento, ainda é possível verificar diretamente no display o status do fornecimento de energia, como os níveis de tensão, possíveis erros na sequência ou falta de fase e assimetrias modulares e angulares”, explica. Leal ressalta também a importância da memória interna do aparelho, que permite salvar os dados para posterior avaliação. O PhaseLog armazena os valores de tensão de cada fase da rede elétrica, em períodos de tempo determinados pelo usuário. Esta função, aliada ao uso do Sitrad, permite que a equipe analise a qualidade da energia que chega até o cliente e possa averiguar onde está o problema. “Com relação ao Sitrad, usamos principalmente a parte de elaboração de relatórios, para que todos possam ter uma melhor visualização das informações, o que nos auxilia na resolução das questões”, enfatiza.

O PhaseLog E plus é mais do que um relé falta de fase. Através do método de medição de tensão True RMS, monitora e protege equipamentos elétricos, possui relógio de tempo real e memória interna, além de comunicação com o Sitrad. O software de gerenciamento remoto da Full Gauge Controls pode ser baixado gratuitamente (www.sitrad.com.br) e permite que se administre as instalações a distância. A ferramenta armazena continuamente dados de temperatura, umidade, tempo, pressão e tensão, permitindo a visualização das informações, modificação dos parâmetros, criação de alarmes, tudo isso online, de qualquer lugar do mundo, apenas usando um dispositivo (tablet, celular ou computador) conectado à Internet.

Entre para postar comentários

Mantenedores

Topo