O aumento médio de 40% no preço da energia, somado a tributos e alta no próprio consumo, fez o custo do insumo dobrar. O que fazer?

Serviços com SEGURANÇA e QUALIDADE = Profissional Habilitado + Capacitação Adequada + ART- Anotação de Responsabilidade Técnica.

Hoje no mercado podemos fazer o chamado Retrofit, ou seja podemos substituir um fluido HCFCs por misturas a base de HFCs.

Este procedimento deve crescer no mercado devido a falta de alguns fluidos refrigerantes e pressões ambientais junto a industrias.

Maior indústria do segmento de malte no país e a 11ª no mundo, a Agrária Malte pertence à Cooperativa Agrária Agroindustrial e opera no Brasil desde 1981 em Guarapuava, no Paraná.  Detentora de um market share de 25% no mercado brasileiro de malte, a Agrária Malte produz 350 mil toneladas/ano e sua produção é feita com base em pesquisa agrícola com instituições do Brasil e da Alemanha.

O que acontece no condensador?

O gás que tem elevado valores de pressão e temperatura, passando pelo condensador, se resfria e se liquefaz depois de transferir calor sensível e calor latente de condensação.


Existem três formas de transformação no condensador. São elas:

  • O refrigerante sai do compressor sob forma vapor superaquecido, se subresfria na linha de descarga e na primeira parte do condensador alcançando a temperatura de condensação;
  • Ocorre a mudança de estado do refrigerante de vapor a líquido. Neste caso, a temperatura permanece constante até que todo o vapor se liquefaça.
  • A terceira transformação acontece na última parte do condensador e continua na linha que o junta a válvula de expansão. Tem-se um subresfriamento do refrigerante liquido, isto é, uma redução de temperatura em relação a temperatura de condensação.

O condensador é um trocador destinado a resfriar o gás comprimido até sua temperatura de condensação.

O resfriamento acontece mediante a transferência de calor ao ar ou a água, ou seja, este equipamento é um facilitador da troca térmica entre dois fluídos.

São Paulo, 21 de dezembro de 2017 - A Chemours Company (Chemours) (NYSE: CC), indústria química global líder em tecnologias de titânio, produtos fluorados e soluções químicas, anuncia que o fluido refrigerante Opteon™ XP10 (R-513A), com baixo potencial de aquecimento global (GWP, em inglês), foi escolhido pela Maersk Container Industry (MCI), uma das principais indústrias de equipamentos de transporte refrigerados e parte da divisão de Transporte e Logística da A.P. Moller-Maersk, para resfriar mil unidades do contêiner Star Cool Integrated que serão instaladas em um dos seus clientes transportadores. Se comparado a outras unidades que usam R-134a, o uso de Opteon™ XP10 reduzirá o potencial de aquecimento global (GWP, em inglês) em 56%.

24º graus é a temperatura recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para ambientes climatizados em qualquer estação do ano, mas, para que seja efetivo ao que se propõe, é necessário que esteja em funcionamento de acordo com as normas e padrões de qualidade. A utilização de sistemas de ar condicionado sem os devidos cuidados, com temperaturas muito frias ou inadequadas, é prejudicial tanto à saúde dos ocupantes dos ambientes, quanto à vida útil do equipamento, pois pode gerar sobrecargas e excessos de consumo de energia elétrica.

Por Celina Bacellar e José Castro*

 

De forma geral, as instalações de refrigeração industrial são constituídas por sistemas com a finalidade de congelamento ou resfriamento de produtos, bem como o controle de temperatura de ambientes ou processos industriais. Embora tenhamos avançado na melhoria da eficiência dos equipamentos, ainda caminhamos para ótimas condições de eficiência energética das instalações.

Página 1 de 24

Mantenedores

Topo