No final da vida útil ocorre a desativação, desmontagem e o descarte de um sistema. Um planejamento junto à equipe de manutenção deverá ser feito para reduzir ou eliminar a liberação de fluido frigorífico para o ambiente, bem como para o correto descarte dos componentes e lubrificantes.

Todas as substâncias são constituídas de átomos que se agrupam ordenadamente em moléculas. Uma das características principais desse agrupamento é o grau de agitação dessas partículas, que chamamos de calor. Quanto maior a energia no meio, maior o calor e maior a agitação e movimentação e, consequentemente o desgaste e a ação de microrganismos, respeitando-se um limite máximo.

Obras novas ou não, sistemas com mais de 5 TR estão sujeitos à nova legislação

A Full Gauge Controls, fabricante brasileira de soluções para os setores de aquecimento, climatização e refrigeração, registrou um crescimento de 9% nas vendas das suas linhas para aquecimento solar, no primeiro trimestre deste ano.

A Apple disse nesta segunda-feira que funciona completamente com energias renováveis, mencionando suas lojas e centros de dados de todo o mundo, assim como sua sede de Cupertino, Califórnia, oeste dos Estados Unidos.

Em um motor, as superfícies de deslizamentos são separadas por uma película relativamente espessa e contínua de fluído lubrificante.

 

Ibama publica Instruções Normativas para reduzir a importação e intensificar o controle de substâncias nocivas à camada de ozônio

A IN n° 4/2018 dá continuidade às ações de redução gradativa das importações de HCFC até a eliminação do consumo em 2040. A IN n° 5/2018 estabelece os procedimentos que empresas e usuários desses compostos devem seguir para permanecer legalizados.

→ Saiba Mais
 

Instrutores do SENAI-SP elogiam novo curso de boas práticas

Realizado no âmbito da Etapa 2 do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), o Curso de Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini-Split é muito elogiado pelos instrutores da Escola Senai “Oscar Rodrigues Alves”, em São Paulo, que começaram, em novembro de 2017, os treinamentos das primeiras turmas de técnicos. A instituição irá capacitar, com este curso, 900 profissionais até o final de 2018.

→ Saiba Mais
 

Entrevista: Roberto Peixoto

Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (USP), Roberto Peixoto é atualmente Professor Pleno do Instituto Mauá de Tecnologia e co-coordenador do Comitê de Opções Técnicas para Refrigeração, Ar Condicionado e Bombas de calor (RTOC) do Protocolo de Montreal. Especialista na área de refrigeração e ar-condicionado, ele é um dos responsáveis pela elaboração de informações técnicas para subsidiar as decisões tomadas pelos países partes do Protocolo de Montreal.
→ Saiba Mais

» Publicações
→ Treinamento e Capacitação para boas práticas em sistemas de ar-condicionado tipo janela e mini-split
→ Estratégia PBH: Etapa 2
 
G1
16/02/2018
Estadão
06/02/2018
Correio Braziliense
07/02/2018
Galileu
08/01/2018
Hydrocarbons 21
09/01/2018
Boas Práticas Refrigeração
» Vídeo
→ NASA sees definitive evidente of the Montreal Protocol's success
Acesse os boletins anteriores
 
Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH)
Protocolo de Montreal

www.mma.gov.br/ozonio
www.protocolodemontreal.org.br
www.boaspraticasrefrigeracao.com.br

 

Líder global no fornecimento de tecnologias que atendem à crescente demanda da cadeia produtiva de alimentos, eficiência energética, soluções favoráveis ao clima e infraestrutura moderna, a Danfoss destaca suas soluções sustentáveis para o varejo alimentar durante a APAS Show 2018, maior feira supermercadista que acontece de 7 a 10 de maio no Expo Center Norte. O estande da Danfoss é o 580, na rua K/13, no pavilhão verde.

O gelo é inimigo da eficiência do evaporador e sua presença em grandes quantidades pode impedir seu funcionamento.

Página 1 de 26

Mantenedores

Topo