Aquecimento Global

As expressões “aquecimento global” e “gases com efeito de estufa” são normalmente utilizadas para descrever o aumento da temperatura média da superfície terrestre ao longo do tempo. Estima-se que o clima da Terra aqueceu entre 0,6 e 0,9 graus Celsius ao longo do último século. Os cientistas concluíram que a maior parte do aumento observado nas temperaturas médias globais desde meados do século XX deve-se, muito provavelmente,ao aumento observado nas concentrações de gases antropogénicos (resultantes da actividade humana) com efeito de estufa2. Os principais gases antropogénicos com efeito de estufa são os que estão abrangidos pelo Protocolo de Quioto: dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O) e gases fluorados de origem antropogénica.

As substâncias que empobrecem a camada de ozono controladas no âmbito do Protocolo de Montreal como os clorofluorocarbonetos (CFC). Os droclorofluorocarbonetos (HCFC) e os halons são igualmente importantes gases com efeito de estufa.Figura 1 Princípio simplificado do aquecimento global.

Princípio simplificado do aquecimento global

A Terra recebe energia do Sol sob a forma de luz solar (radiação solar de onda curta) que penetra na atmosfera relativamente sem obstáculos. Cerca de 30% da radiação solar de onda curta recebida é reflectida pela superfície e atmosfera de novo para o espaço exterior.

Os restantes 70% são absorvidos pela superfície terrestre (continentes, oceanos) e pela camada inferior da atmosfera. Quando absorvida, aquece a superfície terrestre e é novamente emitida como radiação térmica de onda longa (infravermelha). Esta radiação infravermelha não é capaz de penetrar a atmosfera com um mínimo de obstáculos como acontece com a radiação de ondas curtas mas é reflectida pelas nuvens e absorvida pelos gases atmosféricos com efeito de estufa. Deste modo, os gases com efeito de estufa “aprisionam”o calor no sistema superfície-troposfera.

Historicamente, as concentrações naturais de gases com efeito de estufa mantinham a temperatura da Terra suficientemente quente para conservar a vida tal como a conhecemos.Quanto mais gases com efeito de estufa produzidos pela actividade humana se encontrarem na atmosfera, mais radiação infravermelha é reflectida para a superfície da Terra. Esta situação conduz aos designados “gases antropogénicos com efeito de estufa”,provocando um aquecimento global da Terra.

Entre para postar comentários

Mantenedores

Topo