Mantenedores

Grupo Gerdau

 Histórico

Fundada no Brasil em 1901 com uma única fábrica de pregos, o Grupo Gerdau cresceu até tornar-se o décimo quarto maior fabricante de aço do mundo e o maior produtor de aço longo nas Américas. Hoje, o Grupo Gerdau possui 234 unidades comerciais e industriais, atuando no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Uruguai, México, República Dominicana, Venezuela, Estados Unidos, Canadá, Espanha e Índia. Com capacidade instalada de 20.2 milhões de toneladas métricas de aço por ano e mais de 33.000 funcionários, o Grupo Gerdau é um importante fornecedor de aço para a construção civil, aplicações industriais e agrícolas em todo o mundo. A administração do Grupo Gerdau reconhece o importante papel que a empresa desempenha nas comunidades onde atua, bem como o possível impacto ambiental de suas operações.

Substituição do R-22 pelo ISCEONTM M059


Susbtituição do HCFC 22 pelo ISCEONTMMO59 em sistemas
de refrigeração comercial, com temperatura média e sistemas de
condicionamento de ar de expansão direta.

Os escritórios da unidade de Cotia do Grupo Gerdau, São Paulo, Brasil, operavam com o R-22, um refrigerante prejudicial à camada de ozônio. Essa unidade, a qual foi a primeira a receber o Retrofit®, possui um sistema Carrier com um compressor de 60.000 Btu/hora.

Utiliza óleo mineral (MO) como lubrificante e possui uma dimensão de carga de 8 kg do R-22. Após avaliar as opções disponíveis, a equipe de administração optou pelo ISCEON™MO59 (R-417A), produto da DuPont.

O ISCEON™MO59 (R-417A) é um fluído refrigerante de Retrofit® de fácil utilização e sem potencial de degradação da camada de ozônio.

Ele é utilizado na substituição do R-22, em sistemas de refrigeração comercial com temperatura média e em sistemas de condicionamento de ar de expansão direta.

Ficha Técnica

A equipe de manutenção do Grupo Gerdau realizou o procedimento de Retrofit® com o suporte técnico do Amaral Gurgel, da DuPont.

A facilidade do ISCEON™MO59 (R-417A) permite a continuidade do uso dos equipamentos já existentes, além da compatibilidade com o óleo mineral (MO). Desta forma, durante o Retrofit® não foi necessária nenhuma alteração nos equipamentos, nem a troca do lubrificante. Isso poupou uma significativa quantia de tempo e dinheiro, uma vez que o Retrofit® é simples e de baixo custo. Também é importante observar que foi empregada uma carga menor de ISCEON™MO59 (R-417A) para substituir o R-22, com o compressor requerendo somente 7,1 kg em vez de 8 kg.

Principais Resultados

Além das facilidades já citadas, com o Retrofit® ocorrem também benefícios de desempenho no curto e longo prazo. Por exemplo, com o ISCEON™MO59 (R-417A) o compressor trabalha a uma temperatura e pressão de descarga significantemente menores em comparação ao R-22, resultando em melhor desempenho de refrigeração e provavelmente prolonganfo a vida útil dos compressores.

Além disso, houve uma redução no consumo de energia em sistemas similares, propiciando potencial de economia de energia nessa unidade.

A equipe de administração do Grupo Retrofit® ficou muito satisfeita com a facilidade do Retrofit® e os resultados de performance positivos demonstrados.

Com base nessa experiência a equipe prosseguirá com planos para o Retrofit® dos sistemas que funcionam com o R-22, mudando-os para ISCEON™MO59 (R-417A).

alt

Retrofit® = Conversão de equipamentos que contém CFCs ou HCFCs para operar com novos fluídos refrigerantes que não degradam a camada de ozônio.

Entre para postar comentários

Mais nesta categoria:

Social

Topo