Mantenedores

Conservação de Fluídos Refrigerantes

A conservação dos fluídos refrigerantes hoje é uma das grandes preocupações mundiais na questão da preservação do planeta, cada vez mais o foco no projeto, instalação e serviço e como evitarmos a fuga destes refrigerantes na atmosfera.

Desta forma as empresas que procuram realizar um trabalho ecologicamente correto estão projetando por exemplo nos sistemas herméticos a facilidade de serviços, detecção melhor das fugas, recolhimento do refrigerante no serviço e sucateamento do equipamento.

Uma forma de evitarmos problemas de fugas nos sistemas e realizarmos sempre a manutenção preventiva, verificando degradações nas vedações, falha nos componentes, fugas acidentais e realizando treinamentos junto a suas equipes concientizando da importância da preservação ambiental para as futuras gerações.

O Brasil através do PNC - Plano Nacional de Eliminação dos CFCs, criou um programa de entrega de recolhedoras, equipamentos de recilagem e centrais de regeneração para desta forma evitarmos as fugas de refrigerantes na atmosfera, além disto em parceria com o GTZ e Senai estamos realizando treinamentos junto as empresas e técnicos do setor concientizando a importância deste tema.

Hoje no Brasil já possuímos 03 centrais de regeneração, sendo elas a bandeirantes refrigeração, frigelar e refrigeração Sudeste, além de contarmos com apoio de empresa para recebimento do gás coletado para desta forma serem encaminhados as centrais -- ex: Refrigeração Scarceli, Capital, Nova Global, etc...

A Logística das regenerações no Brasil e que a empresa ou técnico que recolherem estes fluidos refrigerantes vão poder optar pela venda do fluido contaminado ou a regeneração do mesmo gerando uma economia de até 30% em relação ao fluido novo.

Os benefícios para quem trabalha neste sentido são, atender as legislações vigentes, normas ambientais com ISSO 14.000, realizar uma manutenção preventiva da qualidade do fluido refrigerante no sistema e preservar o planeta para as futuras gerações.

Fonte: Paulo Neulaender

Entre para postar comentários

Social

Topo