Mantenedores

Destinação Correta dos Fluidos Refrigerantes

Considerações Importantes para a escolha do refrigerante substituto das SDOs

Opções de fluidos refrigerantes para novos equipamentos de refrigeração

  • O R744 (Dióxido de Carbono), foi um dos primeiros fluidos naturais mais empregados em refrigeração no passado, desde do final da década de 90 volta a ser uma opção para sistemas de refrigeração de média (MT) e baixa (LT) temperatura. É ambientalmente amigável e possui uma eficiência energética elevada comparada ao R22 principalmente na condição subcrítica.   

  • O R404A e R507A são substitutos do R22 para média (MT) e baixas temperaturas de evaporação (LT). Oferecem eficiências energéticas similares a do R22. 

  • O R717 (Amônia) é  um fluido natural e poderá ser utilizado para refrigeração de média (MT) e baixa (LT) temperatura através de sistemas de expansão indireta utilizando fluidos intermediários (por exemplo: Propileno Glycol para resfriados, Tyfoxit para congelados, etc.), possui eficiência energética maior comparada ao R22.  

  • Os R290 e R1270 são fluidos naturais (hidrocarbonetos) indicados para média (MT) e baixas temperaturas de evaporação (LT). Possuem eficiências energéticas similares ao R22. Além disso, são ambientalmente amigáveis. Embora sejam fortemente inflamáveis, requerem um uso mais cuidadoso de suas aplicações.  

Opções de fluidos refrigerantes para novos equipamentos de ar condicionado 

  • O R407C também pode ser um candidato para sistemas de ar condicionado (HT). Possui capacidade de refrigeração similar ao R22. 
  • O R134a é indicado para chillers utilizados em sistemas de Ar Condicionado (HT). Oferece eficiência mais baixa que o R22.  
  • O R410 pode ser utilizado em condicionadores de ar (HT). Apresenta capacidade de refrigeração 45% superior ao R22. 
  • O R290 também é indicado para alta (HT) temperatura de evaporação em sistemas com expansão indireta, possui eficiência energética similar ao R22. Requer um uso mais cuidadoso por ser fortemente inflamável. 

Opções de fluidos refrigerantes para equipamentos existentes de ar condicionado e refrigeração

O R422D e R427A são indicados para os sistemas existentes de ar condicionado (HT), refrigeração de média (MT) e baixa (LT) temperatura de evaporação. Proporcionam capacidades de refrigeração e eficiência energética similares ao R-22 na maioria dos sistemas. Porém, antes da realização do Retrofit, recomenda-se sempre consultar o fabricante do equipamento original, fabricante do compressor, fabricante do refrigerante, etc. para obter maiores informações técnicas. 

Cuidados com fluidos refrigerantes falsificados sem procedência comprovada  

Quando colocados no sistema de refrigeração ou de ar condicionado, a pressão de descarga fica altíssima e o equipamento não produz o rendimento esperado, prejudicando principalmente o compressor e gerando um elevado consumo energético. Portanto, recomenda-se adquirir o produto através de empresas sérias e conhecidas no mercado de refrigeração e que possuem também cadastro no IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). 
 
Paulo Neulaender.

 

 

 

Entre para postar comentários

Social

Topo