A importância de utilizar equipamentos para recolher os fluidos refrigerantes

A liberação do gás refrigerante na atmosfera, além de incorrer em crime ambiental, é um desperdício de dinheiro, uma vez que o fluido refrigerante pode vir a ser recuperado e reutilizado. É fundamental que a empresa responsável pelo recolhimento do refrigerante possua equipamentos adequados para tal finalidade, e que seja também cadastrada no IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Através das orientações e recomendações das empresas prestadoras de serviços de manutenção e também dos fabricantes dos equipamentos e de refrigerante, durante os serviços de manutenção, pode-se realizar as conversões para refrigerantes alternativos as SDOs, ou para substituir os equipamentos que estiverem com vida útil comprometida por equipamentos que já utilizem refrigerantes que não destroem a Camada de Ozônio (zero ODP) e que também possuam um Baixo Potencial de Aquecimento Global (GWP).  

Para recuperar os fluidos refrigerantes, simplesmente deve-se transferir este fluido para outro cilindro de serviço, sem a necessidade de limpá-lo, evitando assim a dispersão de poluentes para a atmosfera. Isso é feito por máquinas recuperadoras, disponíveis no mercado nacional ou poderá ser feito através dos centros de coleta e reciclagem que estão distribuídos em algumas cidades do país.

Importante lembrar que este produto não poderá ser reutilizado até que seja reciclado. Para reciclar os fluidos refrigerantes é necessário fazer a remoção de alguns produtos contaminantes que entraram no sistema tais como: água (umidade), óleo inadequado, ácidos oléicos e ácidos clorídricos. Somente após um processo de destilação este produto poderá ser reutilizado. A qualidade de reciclagem será garantida com os seguintes cuidados:

Nunca colocar no mesmo cilindro de serviço dois tipos de fluidos refrigerantes diferentes, como por exemplo: R402A com R22,
Sempre identificar no cilindro de serviço o tipo de produto recolhido, tal como R22 contaminado ou R22 reciclado.

Entre para postar comentários

Mantenedores

Topo