Cuidados na manipulação de cilindros refrigerantes

Um termômetro comum de vidro se quebra quando seu bulbo é aquecido a uma temperatura um pouco superior ao seu termino da escala. O líquido contido no termômetro, seja xilênio, álcool ou mercúrio, não podendo se expandir mais após alcançar o topo do capilar e não podendo, tampouco comprimir-se, quebra o recipiente.

O fluido refrigerante contido nos cilindros é um liquido e, como tal, imcomprimivel mas que dilata-se com o aumento de temperatura.

Situações de perigo não podem ser verificadas enquanto não houver volume suficiente para a dilatação do fluído contido no cilindro.

Durante o envaze, a prática ideal é não sobrecarregar os cilindros e sempre seguir o padrão de enchimento. Por exemplo, para o fluído R22, usa-se a medida de 1.03 kg para cada litro de volume interno do cilindro e, levando em consideração peso especifico é de 1,213 kg por litro a temperatura ambiente de 20ºC e 1,132 por litro, a temperatura ambiente de 40ºC, teremos um cilindro de 10 litros de volume interno , corretamente carregado conterá uma quantidade igual a 8,49 litros a temperatura de 20ºC e 9,1 litros a temperatura de 40ºC.

Todas essas variáveis devem ser consideradas quando o deslocamento do refrigerante liquido num cilindro de serviço ou no cilindro de uma estação de carga é realizado.

A respeito dos fatores de serviço, não deve-se expor cilindros de refrigerantes a altas temperaturas, por exemplo em veículos mal refrigerados expostos ao sol; deslocar refrigerantes a baixas temperaturas de ebulição em cilindros previstos para conter outros refrigerantes a temperatura mais alta; manter aberta a ligação entre cilindro e lado de alta pressão da unidade após a partida do compressor ou; exceder a carga da unidade.

Por fim utilize sempre cilindros que possuam válvula de segurança, balança caso for transferir fluido refrigerante de um cilindro para outro e nunca reutilize cilindros descartáveis, visto que estes não possuem válvulas de segurança.

 

Paulo Neulaender

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