Mantenedores

Procedimentos e cuidados na montagem e instalação na refrigeração e ar condicionado - Parte 3

PARTICULARIDADES SOBRE O LAYOUT E POSICIONAMENTO DAS UNIDADES EVAPORADORAS E CONDENSADORAS EM UMA iNSTALAÇÃO DE REFRIGERAÇÃO

Além de detalhes construtivos dos evaporadores para que facilitem a saída do óleo do mesmo para arraste de volta para o compressor (detalhes estes de responsabilidade dos fabricantes dos evaporadores), devemos posicioná-los nainstalação de maneira que a circulação e o retorno do óleo seja o mais favorável possível da unidade evaporadora para a linha de sucção e consequentemente para o compressor.

Para a tubulação da linha de sucção, deve ser dada uma atenção especial, proporcionando sempre que possível, caimento adequado e traçados que promovam o fácil retorno do óleo para o compressor.

Devemos nos preocupar também com a necessidade de evitar que o fluido refrigerante líquido não se transfira do evaporador para o compressor durante a parada de funcionamento da unidade.

Quando isto acontecer poderemos ter a diluição do óleo contido no carter do compressor, prejudicando as qualidades lubrificantes e consequentemente risco de travamento ou engripamento das partes móveis dos compressores, como por exemplo mancais ou pistões nos compressores alternativos (pistão).

Outro problema que pode ocorrer se houver migração do fluido refrigerante para o carter do compressor é que na nova partida do compressor, a queda repentina de pressão no carter produz espumação da mescla óleo-refrigerante, está espuma irá remover a película de óleo das partes móveis prejudicando gravemente a lubrificação, podendo danificar permanentemente o compressor.

Entre para postar comentários

Social

Topo