Mantenedores

Dicas para prevenir vazamentos de fluídos refrigerantes

Geralmente as fugas de refrigerante no sistema de refrigeração são provocadas por uma falha de instalação seja em soldas, conexões ou outros componentes. A fonte mais provável de vazamento encontra-se nas junções mecânicas e nas soldas ao longo da tubulação.

A presença de óleo ao redor de uma conexão geralmente indica a existência de fuga, mas não deve ser este o fator determinante.

Deve-se sempre ter extremo cuidado no dimensionamento, instalação, limpeza e desidratação das linhas de refrigerante antes de recarregar o equipamento com fluído refrigerante.

Para evitar problemas no equipamento e fugas desnecessárias e onerosas de fluídos refrigerantes, os procedimentos abaixo deverão ser levados em consideração:

- Usar somente tubo de cobre de boa qualidade;

- O uso do cobre em todo o sistema de refrigeração é essencial;

- Os tubos, certificados pela norma AST M B 280, devem ser devidamente limpos e preferencialmente ter tampas nas extremidades;

- Além disso, o “soldador” que fará a implantação do sistema deve possuir certificado profissional para realizar com segurança e boa qualidade toda a soldagem da tubulação de refrigeração;

- É preciso saber dimensionar a tubulação;

- A perda de carga nas linhas de refrigerante reduz a eficiência do sistema. O dimensionamento correto da tubulação deve basear-se no mínimo custo e na máxima eficiência do sistema.

- O cálculo da perda de carga é determinado por meio da mudança da temperatura de saturação do refrigerante. Tipicamente, um sistema de refrigeração é dimensionado para uma perda de carga de 1 Kg (um quilo) ou menos para cada segmento de linha: descarga,sucção e líquido.

- Verifique a velocidade do fluido refrigerante;

- A velocidade do fluído na tubulação é importante para garantir o retorno de óleo ao compressor, uma vez que uma pequena quantidade de óleo é sempre arrastada pelo refrigerante durante a compressão. Esta quantidade de óleo varia em função da porcentagem de fluxo de refrigerante, das condições de aplicação e também do superaquecimento do gás de sucção.



Paulo Neulaender

Fonte : Abrava Voce Sabia.

 

Entre para postar comentários
Topo