Fim da vida útil - Desativação do sistema de refrigeração comercial

No final da vida útil ocorre a desativação, desmontagem e o descarte de um sistema. Um planejamento junto à equipe de manutenção deverá ser feito para reduzir ou eliminar a liberação de fluido frigorífico para o ambiente, bem como para o correto descarte dos componentes e lubrificantes.

 

A maioria das atividades envolvidas nesta fase é perfeitamente aplicável, independentemente do fluido frigorífico utilizado. De forma geral, as seguintes ações são necessárias:

  • Recolhimento do fluido frigorífico. O fluido frigorífico deve ser totalmente recolhido de forma a não se misturar fluidos;
  • Recolhimento do óleo;
  • Desmontagem do sistema de refrigeração e equipamento associados;
  • Entrega do fluido frigorífico, óleo, equipamentos e componentes do sistema para as estações de coleta apropriadas.

Destinação final de fluidos frigoríficos e componentes do sistema

Caso não seja reciclado no próprio local, o fluido frigorífico recolhido deverá ser encaminhado para uma central de regeneração ou reciclagem, onde passará por tratamento adequado viabilizando a sua posterior reutilização.

Os fluidos frigoríficos contaminados que não sejam passíveis de reutilização devem ser armazenados em cilindros apropriados e enviados para destruição, conforme Resolução CONAMA Nº 340/2003. Segundo esta resolução, em nenhuma hipótese poderá ser liberada para a atmosfera as substâncias que sejam controladas pelo Protocolo de Montreal, tais como os CFCs e HCFCs. A mesma condição se aplica aos HFCs.

O óleo lubrificante usado ou contaminado deverá ser encaminhado para refino (Resolução CONAMA Nº 362/2005).

Os demais componentes do sistema de refrigeração e contaminantes, como lubrificantes e filtros secadores, quando descartados e/ou reciclados, devem seguir o estabelecido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, e regulamentada pelo decreto 7.404, de 23 de dezembro de 2010.

 

Paulo Neulaender

Fonte : GIZ

Entre para postar comentários

Mantenedores

Topo