A linha de sucção é o trecho de tubulação que liga a válvula da saída do evaporador á válvula de sucção do compressor.

Geralmente as fugas de refrigerante no sistema de refrigeração são provocadas por uma falha de instalação seja em soldas, conexões ou outros componentes. A fonte mais provável de vazamento encontra-se nas junções mecânicas e nas soldas ao longo da tubulação.

Desde a fase preliminar é essencial a elaboração de projeto adequado ao perfil de utilização da edificação.

Dentre as medidas e adequações, as principais a serem verificadas são proteção na envoltória do edificio, incluindo sombreamento de vidros, adoção de vidros com bom desempenho térmico contra radiação e contra condução de calor. As paredes e coberturas também devem ser construidas com materiais adequados e de alta resistência térmica.

O plano de manutenção é amplo e normatizado, mas é possível evidenciar três partes significativas: 

Procedimentos eletro-mecânicos, que garantem o funcionamento seguro e sem quebras prematuras; 

Procedimentos para desobstrução nos pontos de troca de calor, assegurando a eficiência térmica e o consumo de energia elétrica;

Procedimentos de limpeza e asseio nos pontos de passagem de ar, garantindo sua movimentação livre de particulados e bactérias indesejáveis.

A operação dos novos sistemas de Ar Condicionado consome pouco mais do que a metade da energia elétrica que consumia nos anos 80. eEm edificações corporativas atualizadas o consumo elétrico dos equipamentos de refrigeração e ar condicionado pode atingir 60% da conta.



Página 1 de 2

Mantenedores

Topo