Considerações ao comprar um ar condicionado

Condensadora

O ar condicionado, antigamente considerado um artigo de luxo, hoje passou a ser uma necessidade. Este fenômeno vem proporcionando um aumento considerável na procura  por este tipo de equipamento.

Em contrapartida, se de um lado há a necessidade, do outro existe a preocupação com a economia de energia. Por isso, os modelos mais econômicos são também os mais procurados. Atualmente, os modelos mais procurados são os splits. A maioria deles já vêm equipados com as opções de quente e frio. Os mais visados, são os com capacidade entre 7.500 e 60.000 BTUs / hora, que são ideais para ambientes residenciais e comerciais de pequeno e médio porte. Para áreas maiores ou prédios, o ideal é instalar um sistema de refrigeração central, que distribuí o ar condicionado para os apartamentos automaticamente.

Na hora da compra, o que determina a escolha, além do preço, design e tecnologia, é a potência. Está característica  deve ser adequada para refrigerar o ambiente onde o aparelho será instalado. O cálculo é feito segundo a carga térmica ideal, que leva em consideração fatores como área, quantidade de janelas e portas, número de pessoas, nível de insolação, infiltração de ar e equipamentos que irradiam calor.

Para maior segurança, esse cálculo deve ser feito por empresas especializadas na venda, projeto e instalação dos aparelhos. Se o equipamento adquirido tiver a potência errada para o ambiente, sua eficiência e vida útil serão reduzidas.

Entre para postar comentários

Mantenedores

Topo