Importância do Vácuo em um Sistema de Refrigeração

Importância do Vácuo em um Sistema de Refrigeração Importância do Vácuo em um Sistema de Refrigeração

Para garantir o bom funcionamento de um sistema de refrigeração, é importante que se não haja umidade ou gases não condensáveis nele. A maneira mais eficaz de se retirar esses produtos indesejados dos cilindros ou dos equipamentos é utilizar uma bomba de vácuo.

Os cilindros e equipamentos de refrigeração devem ser evacuados no início do processo de enchimento e nunca devem ser carregador sob pressão de ar positiva, garantindo assim o funcionamento correto do sistema.

A falta de vácuo no sistema de refrigeração altera a qualidade do fluído refrigerante pois, em contato com o ar, ele reage e há formação de ácido fluorídrico e clorídrico. Esses ácidos corroem o verniz isolante dos fios de cobre dos motores associados ao sistema e, dessa maneira, ocasionam a queima do equipamento.

Os ácidos formados também interagem com os metais presentes nos tubos e canos originando compostos indesejados que ocasionam entupimento de filtros, tubos capilares e válvulas de expansão.

É importante destacar que o vácuo de um sistema não é medido por tempo e sim por um medidor de pressão adequado, chamado vacuômetro, visto que o vácuo nada mais é do que ausência de pressão.

O tamanho do circuito e a velocidade com que se precisa que o vácuo seja gerado determinam a capacidade da bomba a ser utilizada. Atualmente, as bombas de vácuo são medidas em CFM (pés cúbicos por minuto). É de extrema importância para a manutenção e bom rendimento do sistema que se determine corretamente qual a demanda necessária, para não haver gastos desnecessários com a bomba.

A manutenção de um sistema a vácuo é uma das etapas fundamentais para garantir o bom funcionamento do maquinário. Recomenda-se checar o nível de óleo da bomba de vácuo com frequência e realizar um check up completo do sistema periodicamente, para que as características originais do produto sejam mantidas, evitando assim gastos e desgastes desnecessários.

Entre para postar comentários

Mantenedores

Topo