Mantenedores

Dispositivos de expansão ou controle de refrigerante

Para que um sistema de refrigeração, como o aparelho de ar-condicionado, possa fornecer um clima fresco ao ambiente, é necessário a presença de um equipamento capaz de diminuir a temperatura dos líquidos presentes no aparelho, chamado de dispositivo de expansão ou controle de refrigerante.

 

Por meio deste dispositivo, é possível alterar a pressão do refrigerante, de alta para baixa temperatura, para dentro dos evaporadores, tornando este fluído um gás frio e, consequentemente, liberando o ar gelado naquele local.

 

A instalação dessa peça é feita entre o condensador – onde fica armazenado o refrigerante – e o evaporador. Com isso, o sistema realiza automaticamente a queda de pressão da linha de líquido.

 

Além dessa regulagem de pressão, este dispositivo de expansão controla, simultaneamente, a vazão de fluído em direção ao evaporador, podendo limitar ou enviar mais líquido refrigerante ao sistema.

 

Com o desenvolvimento tecnológico dos equipamentos de refrigeração, foram desenvolvidos e vendidos no mercado vários modelos diferentes de dispositivos de expansão. Entre eles:

 - Válvula de expansão automática;

 - Válvula de expansão termostática;

 - Válvula de expansão termo-elétrica/eletrônica;

 - Boia de baixa-pressão;

 - Boia de alta-pressão;

 - Tubo capilar.

Entre para postar comentários
Topo