Mantenedores

O condensador é um trocador destinado a resfriar o gás comprimido até sua temperatura de condensação.

O resfriamento acontece mediante a transferência de calor ao ar ou a água, ou seja, este equipamento é um facilitador da troca térmica entre dois fluídos.

Tipos de condensadores - o resfriado a ar e a água.

Resfriador a ar - É constituído por um percurso tubular envolvido pelo ar ambiente. Somente nos refrigeradores domésticos a circulação do ar é natural. Em outras aplicações, se recorre a arranjo de aletas muito cerradas, investida pôr uma corrente de ar movida por ventiladores muitas vezes provida de cones transportadores.

Resfriamento a água (feixe de tubos) - Baseado no princípio da troca entre gás refrigerante e a água corrente no lugar do ar. É vantajoso pois a água tem, normalmente, uma temperatura inferior aquela do ar ambiente. É, também, mais silencioso. Este tipo de condensador normalmente necessita de disponibilidade de água que é eventualmente recirculada em torres de resfriamento.

Resfriador a água (tubos concêntricos) - É um tipo de condensador de água simplificado que faz percorrer o primeiro fluido ao tubo interno e ao segundo fluido o espaço livre entre o tubo maior e o tubo menor. Os fluidos correm em sentido contrário, por isso leva a denominação de contracorrente.

Entre para postar comentários
Topo