Para que um sistema de refrigeração, como o aparelho de ar-condicionado, possa fornecer um clima fresco ao ambiente, é necessário a presença de um equipamento capaz de diminuir a temperatura dos líquidos presentes no aparelho, chamado de dispositivo de expansão ou controle de refrigerante.

O evaporador, assim como o condensador, é um trocador de calor.

O que acontece no condensador?

O gás que tem elevado valores de pressão e temperatura, passando pelo condensador, se resfria e se liquefaz depois de transferir calor sensível e calor latente de condensação.


Existem três formas de transformação no condensador. São elas:

  • O refrigerante sai do compressor sob forma vapor superaquecido, se subresfria na linha de descarga e na primeira parte do condensador alcançando a temperatura de condensação;
  • Ocorre a mudança de estado do refrigerante de vapor a líquido. Neste caso, a temperatura permanece constante até que todo o vapor se liquefaça.
  • A terceira transformação acontece na última parte do condensador e continua na linha que o junta a válvula de expansão. Tem-se um subresfriamento do refrigerante liquido, isto é, uma redução de temperatura em relação a temperatura de condensação.
Página 1 de 2

Mantenedores

Topo