Verificações preliminares do compressor

Assim como as manutenções preventivas e corretivas, as verificações preliminares são de suma importância para o garantir o bom funcionamento do sistema e, principalmente, para garantir o bem-estar dos operadores e de quem nos arredores do sistema.

Neste artigo levantaremos alguns pontos importantes e que merecem uma atenção especial quando realizadas as verificações preliminares.

As primeiras averiguações dizem respeito as conexões elétricas, que devem resistir a um esforço determinado de tração exercido sobre os condutores; o nível de óleo do compressor. caso tenha indicador de óleo e; o destravamento eventual das suspenções dos compressores semi-herméticos, caso estas forem determinadas por exigência de transporte.

A partida do compressor deve ser precedida por uma série de verificações estáticas. Estas verificações são efetuadas com o interruptor geral desligado e os fusíveis extraídos dos seus alojamentos. Dessa maneira, evita-se que os operadores sejam expostos a riscos de fulguração caso haja um fechamento acidental do interruptor geral.

Outra preocupação é a de pendurar no quadro geral da unidade um cartaz indicando o perigo de se trabalhar na linha de abastecimento e, também, avisar aos demais operadores das ações realizadas.

 

Paulo Neulaender

Entre para postar comentários

Mais nesta categoria:

Mantenedores

Topo