A linha de descarga

O trecho que liga o compressor ao condensador é denominado linha de descarga e cumpre funções de extrema importância para o bom funcionamento dos equipamentos de refrigeração.

A linha de descarga é o setor que une o condensador ao compressor e exerce várias funções cruciais em um sistema de refrigeração.

A seção interna e o percurso da linha de descarga têm por objetivo eliminar ruídos, evitar o reluxo de óleo, evitar o refluxo de fluído refrigerante e absorver vibrações produzidas pelo compressor.

Uma linha interna insuficiente pode elevar a velocidade do vapor do fluído refrigerante e com isso prejudicar a eficiência de refrigeração do sistema. Além disso, o ruído gerado durante o funcionamento também aumenta, gerando poluíção sonora e diminuindo a qualidade de vida ao redor do equipamento.

Com o uso de sifões especiais na linha de descarga, evita-se o refluxo de óleo e fluído refrigerante no estado líquido para o compressor, dessa maneira aumenta-se a eficiência e a vida útil do equipamento. Quando o condensador possuí uma linha de descarga curta e é submetido a temperaturas muito elevadas durante a parada do compressor, o refluxo de refrigerante no estado liquido e o óleo no cabeçote do compressor pode ser evitado instalando, na própria linha de descarga, próximo ao condensador, uma válvula de não retorno.

Tubulações antivibrantes são indispensáveis para equipamentos de suspensão externa, pois elas absorvem as vibrações produzidas pelo compressor e, consequentemente, diminuem o estresse aplicado ao sistema como um todo.

 

Paulo Neulaender

Entre para postar comentários

Mais nesta categoria:

Mantenedores

Topo