O Compressor

O compressor é o coração do sistema de refrigeração.

Este equipamento fornece o trabalho necessário para manter em funcionamento o ciclo da refrigeração. Sua obrigação é fornecer ao condensador um fluido refrigerante em alta pressão, para tornar viável a liquefação a uma temperatura que seja técnica e economicamente possível manter no condensador.

O compressor, num circuito de refrigeração, tem basicamente duas finalidades: a primeira é reduzir a pressão do evaporador até que o liquido se evapore em temperatura baixa e a segunda consiste na compressão do vapor de modo que a temperatura de condensação aumente, para fornecer líquido a válvula de expansão.

 

A lubrificação do compressor

Como qualquer outra máquina, o compressor está sujeito ao atrito, fazendo-se necessária a lubrificação ideal do sistema. Esta e feita utilizando óleos não congeláveis, lubrificantes especiais cuja viscosidade se mantém entre valores aceitáveis seja nas baixas temperaturas ou nas altas temperaturas.

No compressor é comum o defeito proveniente da falta de óleo ou por conta de óleo contaminado. É importante instruir os clientes da necessidade da manutenção preventiva, ou seja, verificar periodicamente o nível de óleo do compressor, seu grau de descoloração e viscosidade. Outra dica importante é usar o kit de teste de qualidade de óleo .

Entre para postar comentários

Mantenedores

Topo