Princípios das Unidades Condensadoras

A unidade condensação é um conjunto de dispositivos que provoca a condensação do fluido refrigerante a temperatura ambiente.

Ela é composta por um compressor, um condensador e de uma linha de líquido que, muitas vezes, é acompanhada por um tanque de liquido. Também fazem parte da composição básica de uma unidade de condensação motor elétrico, hélice,  filtro secador, visor de líquido, válvula de expansão e controles.

A função da unidade condensadora é aspirar o fluido refrigerante que chega ao evaporador, comprimi-lo e condensá-lo durante a passagem no condensador. As unidades de condensação possuem várias configurações determinadas pelo seu uso e sua potência.

As unidades de condensação podem ser fabricadas com compressores herméticos, semi abertos ou abertos, combinado com um condensador de ar ou água. É importante avaliar a maneira de resfriar tanto o condensador quanto o compressor. Técnicas comuns de resfriamento são utilizar uma ventoinha ou utilizar, no caso de um compressor tipo aberto, circulação de água na cabeça.  Num compressor semi hermético pode-se usar circulação de água envolvida numa serpentina sobre o corpo do próprio compressor, injeção de líquido refrigerante ou fluxo de gás na sucção através do conjunto moto compressor.

Em um compressor hermético, além da circulação de gás frio proveniente do evaporador, pode-se recorrer a aplicação de um ventilador suplementar.

 

Fonte: Paulo Neulaender

Entre para postar comentários

Mais nesta categoria:

Mantenedores

Topo