Fundamento do sistema de ar condicionado automotivo

Ar Condicionado

É a combinação dos equipamentos do conjunto através da mudança de posicionamento de “portinholas” de direcionamento de ar, acionamento de eletro válvulas e ou sinais elétricos para determinados componentes do painel de comando e atuadores. Para obtermos a condição mais adequada de conforto dentro do veículo tanto no inverno como no verão com ar totalmente frio, morno ou aquecido.

O condicionamento do ar é o processo que regula, artificialmente, a temperatura, fluxo de ar e umidade, proporcionando um ambiente agradável aos seus usuários a um nível desejado.

O sistema de ar condicionado deve manter o ambiente do carro em condição confortável para os passageiros, mesmo que as condições do lado externo do veículo sejam desfavoráveis.

 

Segurança

O aumento da criminalidade também conta. Muita gente prefere poder dirigir com os vidros fechados, e assim, evitar assaltos nos semáforos, e o incomodo de vendedores e panfletagem.

 

Para aqueles que gostam de estrada e economia

Além desses motivos, com o vidro do automóvel aberto, o vento entra pelas janelas e "segura" o carro (aumento a pressão dentro do veículo),principalmente quando ele está em alta velocidade (acima de 70/80 Km/h),provocando o chamado "arrasto". Isso faz com que o motor seja mais exigido, com desgaste e consumo de combustível maior. Hoje é até difícil ver carros com quebra-vento. O brasileiro leva em conta que com os vidros fechados, o carro tem menor arrasto.

Há mais economia de combustível e menor desgaste do motor. Além disso, com o ar condicionado, você não perde desempenho do veículo, os sistemas estão mais modernos e há revistas especializadas em automóveis que já fizeram testes, e esse "mito" já não existe mais.

 

Qualidade de vida

 

Um fator muito importante é a qualidade de vida que o ar condicionado proporciona aos usuários de veículos automotivos. A satisfação de estar em um ambiente confortável, sem barulho, evitando respirar ar poluído, como a fumaça de caminhões, ônibus e automóveis, tem influenciado muito aos usuários de ar condicionado automotivo a utilizá-lo cada vez mais. Reduzindo o stress principalmente para aqueles que têm o seu veículo como uma ferramenta de trabalho.

 

Paulo Neulaender

Fonte: Senai

Entre para postar comentários

Mantenedores

Topo