Atualizado em 04/01/2010 Substituição dos Fluidos Refigerantes pontos importantes a serem avaliados: O que e o Retrofit ? Hoje e a maneira mais pratica e econômica de substituir os fluidos refrigerantes do tipo R12 e R22 utilizados amplamente no mercado; Subtituição dos equipamentos existentes / avaliação das necessidades: - 0 a 10 anos – Conversão / Retrofit®; - 10 a 20 anos – Conversão / Retrofit® / Substituir; - 20 a 30 anos - Substituir; O custo do refrigerante; Disponibilidade; Facilidade da aplicação; Eficiência energética real; Ambientalmente aceitável; Tecnologias limpas; HFCs com potencial de efeito estufa extremamente baixo (estudos)O que e o Retrofit ?Hoje e a maneira mais pratica e econômica de substituir os fluidos refrigerantes do tipo R12 e R22 utilizados amplamente no mercado.
Paulo Neulaender Atualizado em 23/10/2009 Clique aqui para abrir o boletim "DuPont ISCEON MO29 CRODA"
Atualizado em 16/07/2009 

Atualizado em 12/09/2008 Histórico Fundada no Brasil em 1901 com uma única fábrica de pregos, o Grupo Gerdau cresceu até tornar-se o décimo quarto maior fabricante de aço do mundo e o maior produtor de aço longo nas Américas. Hoje, o Grupo Gerdau possui 234 unidades comerciais e industriais, atuando no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Uruguai, México, República Dominicana, Venezuela, Estados Unidos, Canadá, Espanha e Índia. Com capacidade instalada de 20.2 milhões de toneladas métricas de aço por ano e mais de 33.000 funcionários, o Grupo Gerdau é um importante fornecedor de aço para a construção civil, aplicações industriais e agrícolas em todo o mundo. A administração do Grupo Gerdau reconhece o importante papel que a empresa desempenha nas comunidades onde atua, bem como o possível impacto ambiental de suas operações. Substituição do R-22 pelo ISCEONTM M059  Susbtituição do HCFC 22 pelo ISCEONTMMO59 em sistemas de refrigeração comercial, com temperatura média e sistemas de condicionamento de ar de expansão direta.
Os escritórios da unidade de Cotia do Grupo Gerdau, São Paulo, Brasil, operavam com o R-22, um refrigerante prejudicial à camada de ozônio. Essa unidade, a qual foi a primeira a receber o Retrofit®, possui um sistema Carrier com um compressor de 60.000 Btu/hora. Utiliza óleo mineral (MO) como lubrificante e possui uma dimensão de carga de 8 kg do R-22. Após avaliar as opções disponíveis, a equipe de administração optou pelo ISCEON™MO59 (R-417A), produto da DuPont. O ISCEON™MO59 (R-417A) é um fluído refrigerante de Retrofit® de fácil utilização e sem potencial de degradação da camada de ozônio. Ele é utilizado na substituição do R-22, em sistemas de refrigeração comercial com temperatura média e em sistemas de condicionamento de ar de expansão direta. Ficha Técnica A equipe de manutenção do Grupo Gerdau realizou o procedimento de Retrofit® com o suporte técnico do Amaral Gurgel, da DuPont. A facilidade do ISCEON™MO59 (R-417A) permite a continuidade do uso dos equipamentos já existentes, além da compatibilidade com o óleo mineral (MO). Desta forma, durante o Retrofit® não foi necessária nenhuma alteração nos equipamentos, nem a troca do lubrificante. Isso poupou uma significativa quantia de tempo e dinheiro, uma vez que o Retrofit® é simples e de baixo custo. Também é importante observar que foi empregada uma carga menor de ISCEON™MO59 (R-417A) para substituir o R-22, com o compressor requerendo somente 7,1 kg em vez de 8 kg. Principais Resultados Além das facilidades já citadas, com o Retrofit® ocorrem também benefícios de desempenho no curto e longo prazo. Por exemplo, com o ISCEON™MO59 (R-417A) o compressor trabalha a uma temperatura e pressão de descarga significantemente menores em comparação ao R-22, resultando em melhor desempenho de refrigeração e provavelmente prolonganfo a vida útil dos compressores. Além disso, houve uma redução no consumo de energia em sistemas similares, propiciando potencial de economia de energia nessa unidade. A equipe de administração do Grupo Retrofit® ficou muito satisfeita com a facilidade do Retrofit® e os resultados de performance positivos demonstrados. Com base nessa experiência a equipe prosseguirá com planos para o Retrofit® dos sistemas que funcionam com o R-22, mudando-os para ISCEON™MO59 (R-417A). 
Retrofit® = Conversão de equipamentos que contém CFCs ou HCFCs para operar com novos fluídos refrigerantes que não degradam a camada de ozônio. 
---------------------------------------------------------------------------------------------- 
Mc Donald’s Data: 30/05/2007 Local: São Paulo - SP Equipamento: Câmara de Congelados Compressor: Bitzer Fluido Original: R-22 Carga Original: Dados de Operação: | Câmara de Congelados | Câmara de Congelados | Modelo do Compressor | Bitzer 2U3.2 | Bitzer 2U3.2 | Fluido Utilizado | R-22 | ISCEONTMMO79 | Quantidade de Fluido | 4,870 Kg* | 10,000 Kg | Pressão de Sucção | 6 psi | 16 psi | Pressão de Descarga | 125 psi | 170 psi | Temperatura de Descarga | 68,5 ºC | 51,0 ºC | Temperatura de Condensação | 21,0 ºC | 25,0 ºC | Temperatura de Evaporação | -33,3 ºC | -28,0 ºC | Superaquecimento | 45,8 K | 27,0 K | Sub-resfriamento | 2,6 K | 2,0 ºC | Temperatura da Câmara | -23,0 ºC | -23,0 ºC | Temperatura do Ambiente | 12,5 ºC | 13,5 ºC | Corrente Elétrica do Compressor | 10,3/11,88/10,57 Å | 10,9/12,8/10,5 Å |
* O sistema da câmara de congelados apresentava muitas bolhas no visor de líquido, indicando falta de fluido refrigerante. 
---------------------------------------------------------------------------------------------- |